FENICS – Deputado Gil Pereira: “Norte de Minas inaugura um novo ciclo econômico regional”

Compartilhe!
Estamos no Google News

Durante sua palestra “Atuação da Comissão das Energias Renováveis no fomento aos empreendimentos fotovoltaicos do Norte de Minas”, nesta quinta-feira (12/09/19), na Fenics, em Montes Claros, o deputado Gil Pereira falou sobre o seu trabalho pioneiro e inovador com a energia solar, cujo reflexo é a transformação em curso da região num polo tecnológico de ponta, com geração de empregos de qualidade e renda. O Seminário “Tendências e Oportunidades do Segmento de Energia Solar Fotovoltaica” está sendo realizado pelo Sebrae, Idene, Adenor, ACI – Montes Claros, Fiemg – Regional Norte e seus parceiros, com programação até 14/09/19.

“A cadeia produtiva do setor envolve desde a instalação dos equipamentos, manutenção e distribuição, o que exige a qualificação profissional e absorção por um mercado de trabalho em pleno crescimento em Minas Gerais e no país, gerando arrecadação significativa para os municípios que sediarem as plantas fotovoltaicas, garantindo receita a ser revertida em áreas sociais prioritárias para a população, como saúde, educação, segurança pública, dentre outras”, destacou Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da ALMG.

LIDERANÇA

O deputado Gil Pereira iniciou o seu trabalho de incentivo ao setor em 2011, quando foi secretário de Estado, com a divulgação do potencial e construção da legislação mineira de estímulo à energia solar fotovoltaica, única no país a isentar de ICMS usinas até 5 MW, através de Lei de sua autoria, que vem atraindo centenas de investidores para nossa região.

Minas lidera o ranking nacional da geração distribuída, com placas solares instaladas nos telhados de residências, áreas de empresas e propriedades rurais, com potência instalada de 285,65 MW (22%). “Além dos benefícios ambientais, 5 MW gerados correspondem a R$ 1 milhão de retorno de arrecadação em 4 anos para o município que sedia o empreendimento. Uma usina solar de 1 GW gera, aproximadamente, 3 mil empregos”, citou o parlamentar.

“Na geração centralizada, temos maior usina em funcionamento hoje na América Latina, em Pirapora, além das plantas projetadas a serem instaladas em sequência em Janaúba, Jaíba, Francisco Sá, Várzea da Palma, Buritizeiro, Januária e Bocaiuva e mais duas dezenas de municípios norte-mineiros. Daí a importância de serem leiloados novos projetos de linhas de transmissão para escoamento dessa energia, como solicitei ao governo federal”, ressaltou o deputado Gil Pereira.