Com grande alegria, anuncio (03/01) à população mineira este histórico marco atingido em geração de energia fotovoltaica, que se tornou a 2ª maior fonte na matriz elétrica brasileira, somando-se as grandes usinas e a geração própria (placas nos telhados e terrenos). Ultrapassou a eólica (23,8 GW), ficando atrás somente da hidráulica (109,7 GW), ambas também sustentáveis.
Os números são excelentes: mais de 705 mil empregos gerados no país e cerca de R$ 120,8 bilhões em investimentos. Além disso, proporcionou R$ 38 bilhões em receitas públicas revertidas em benefícios para os municípios, tendo evitado ainda a emissão de 33,3 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
Minha alegria é ainda maior em razão da pioneira e decisiva contribuição de MG com mais de 4 GW, resultado de mais de uma década de luta parlamentar e da criação de leis de incentivo ao setor.
É assim que trabalhamos, para baratear o custo e levar energia limpa para todos os mineiros, especialmente os norte-mineiros. Forte abraço!