MG e o país a caminho de se tornarem polos mundiais de energias limpas

Compartilhe!
Estamos no Google News
MG e o país a caminho de se tornarem polos mundiais de energias limpas

No 38º Congresso Mineiro de Municípios (09/05), da AMM, acompanhei o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, que destacou o papel dos prefeitos na efetividade das ações governamentais, que refletem na vida dos cidadãos, além da valorização da política mineira do diálogo e entendimento.

Ressaltou, ainda, um dos principais objetivos do Ministério, visando à transição energética e à economia de baixo carbono: transformar o Brasil e MG por vocação em ‘celeiros internacionais’ de energias renováveis, o que já está em curso, por exemplo, através da geração de energia solar, setor liderado por nosso Estado. Graças às Leis que criei – e Assembleia aprovou – de fomento e incentivos fiscais para o setor fotovoltaico, condição para produção também do hidrogênio verde (combustível do futuro).

Com relação às estratégias para o setor mineral, Alexandre Silveira novamente referiu-se ao protagonismo natural de Minas. Além do minério de ferro, novas jazidas estão relacionadas ao momento mundial, como de nióbio e de lítio, este último em sua forma ‘verde’, que está garantido empregos, renda, dignidade e sustentabilidade, com forte valor agregado e rejeito zero no Vale do Jequitinhonha. 

Tratei também com o ministro do MDR, Waldez Góes, sobre a retomada e conclusão das obras do Projeto Jequitaí. Prioridade da minha atuação parlamentar e sonho do Norte de MG, que vamos juntos realizar!

Ao lado do ministro de Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes, e de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira