Gil Pereira: “Além de energia limpa e mais barata, milhares de empregos gerados, renda e sustentabilidade para melhorar a vida dos mineiros”
Minas Gerais recebeu o maior parque de energia fotovoltaica em operação do Brasil e um dos maiores do mundo, o Complexo Solar Janaúba, inaugurado no município de mesmo nome, no Norte do Estado, nesta segunda-feira (03/07).
“Inauguramos a megausina construída pela Elera Renováveis, maior do Brasil e uma das maiores do mundo! Os números impressionam, pois possui 20 parques fotovoltaicos e 2,2 milhões de painéis”, informou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa.
Empregos e outra subestação
Continuou o deputado: “Além disso, foram gerados mais de 11 mil empregos diretos e indiretos na região. Para se ter uma ideia, é energia elétrica suficiente para abastecer cerca de 1,8 milhão de residências. O sol norte-mineiro nunca esteve tão poderoso”, ressaltou Gil Pereira.
E concluiu: “Reforço meu agradecimento ao nosso ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, que anunciou a construção de mais uma subestação para Janaúba, ligando até o município de Presidente Juscelino”, disse Gil Pereira, ao saudar o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, que comemora o aumento da receita em razão da energia solar, recursos investidos em todos os setores do município.
“A inauguração do Complexo Solar Janaúba, é um marco para o setor das energias renováveis. Reforçamos nossa qualidade e compromisso na entrega de energia limpa ao país, e a solidez desta operação robusta e segura, contribuindo para a transição energética. Grande parte da energia de Janaúba já está comercializada, contribuindo significativamente para que nossos clientes atinjam seus objetivos de descarbonização”, declarou o CEO da Elera Renováveis, Fernando Mano, que presidiu a solenidade.
“Trabalho ao longo do tempo”
“Agradeço a todas as parcerias no Norte de MG, destacando que muita coisa começou lá atrás, iniciativas como as do deputado Gil Pereira, grande e pioneiro estimulador da energia solar fotovoltaica. A gente está muito feliz em realizar investimentos na região e, também, contribuir com projetos sociais”, afirmou Fernando Mano.
A secretária de Estado de Meio Ambiente (Semad-MG), Marília de Melo, representando no evento o governador Romeu Zema, também fez seu pronunciamento, salientando a importância do parque solar e o trabalho de Gil Pereira com a energia solar: “O deputado Gil Pereira falou sobre a sua emoção ao ver implantados aqui empreendimentos de impacto como este. Contudo, sabemos o quanto ele batalhou para atingirmos esses resultados ao longo do tempo.”
Entusiasta da energia fotovoltaica
O secretário nacional de Energia Elétrica, do Ministério das Minas e Energia (MME), Gentil Nogueira de Sá Júnior, representando o ministro Alexandre Silveira, também enalteceu o papel do deputado Gil Pereira no desenvolvimento da energia fotovoltaica: “Grande entusiasta do setor fotovoltaico, a quem se deve muito pelo desenvolvimento dessa fonte limpa em MG e no Brasil.”
O presidente do Conselho da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Alexandre Peixoto, também se manifestou sobre a atuação de Gil Pereira: “Amigo de longo tempo e grande trabalhador pelo crescimento da energia solar e de outras fontes renováveis.”
Capacidade de geração
Com investimento de R$ 4 bilhões, feito pela empresa Elera Renováveis, o complexo instalado nas proximidades do distrito de Quem-Quem, em Janaúba, tem capacidade de geração de 1,2 GW, o suficiente para abastecer as cidades de Curitiba e Manaus, juntas.
A megausina solar ocupa área de 3.069 hectares, o equivalente a 4.300 campos de futebol. Iniciadas em janeiro de 2021, as obras absorveram cerca de 70% da mão de obra contratada entre moradores da região, segundo informou a Elera Renováveis, ressaltando que promoveu capacitação profissional e treinamentos durante a execução dos serviços.
Localizada a 550 km ao Norte de Belo Horizonte, Janaúba apresenta espetaculares índices de irradiação, pouca nebulosidade ao longo do ano, sendo considerada uma das melhores regiões para a geração de energia solar do país e do mundo.