Alexandre Silveira e Gil Pereira anunciam construção da maior usina solar do país em Buritizeiro

Compartilhe!
Estamos no Google News
Alexandre Silveira e Gil Pereira anunciam construção da maior usina solar do país em Buritizeiro

Mais empregos, renda, energia limpa e receitas públicas para melhorar a vida dos mineiros

Boas notícias do setor não param de chegar ao nosso Estado, especialmente ao Norte de Minas, região considerada como polo mundial de energia solar fotovoltaica e, portanto, referência para a urgente transição energética em curso em razão das mudanças climáticas.


Em importante reunião nesta terça-feira (20/02/24), em Brasília, entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o deputado Gil Pereira e o prefeito de Buritizeiro, Pedro Braga, todos três correligionários do PSD, foi apresentado o cronograma de construção da maior usina de energia solar a ser construída em Minas Gerais – uma das maiores do Brasil, da América Latina e do mundo.

“Começam este ano as obras deste parque fotovoltaico gigante da multinacional espanhola Solatio (potência de 2,1 GW), trazendo impacto inédito de desenvolvimento para o município e todo o Norte de Minas. Resultado de trabalho sério, que iniciei há mais de uma década, quando criei as leis – aprovadas pela Assembleia – e políticas de incentivo às energias renováveis, principalmente a solar”, destacou o deputado Gil Pereira, presidente da Comissão de Minas e Energia, na Assembleia Legislativa.

Norte, Noroeste e Nordeste de MG

Durante o encontro em seu gabinete, o ministro Alexandre Silveira, cuja pasta cuida de todas as questões energéticas no país, incluindo petróleo, gás, biocombustíveis, energias renováveis e o setor mineral, destacou a “atuação incansável do amigo e parceiro político”, deputado Gil Pereira: “É referência o seu espírito público em defesa dos interesses da população do Estado, principalmente a do Norte e Noroeste de MG, além dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, com muito rigor e resultados”, afirmou Silveira. Referiu-se também a Pedro Braga: “Jovem, dinâmico e comprometido com a população de Buritizeiro e a visão municipalista. Prefeitos e vereadores são os representantes mais próximos das pessoas”.

“Agradeço as gentis palavras de reconhecimento do ministro Alexandre da Silveira, ao meu trabalho parlamentar, reafirmando o compromisso de atuarmos juntos por mais empregos, renda, sustentabilidade, energia limpa e barata para melhorar a vida dos mineiros”, ressaltou Gil Pereira.

Geração centralizada (GC)

O trabalho parlamentar do deputado Gil Pereira em prol do desenvolvimento das energias renováveis no Estado, principalmente a solar fotovoltaica, pode ser avaliado através dos excelentes números do setor.
Gil Pereira também traçou panorama da geração centralizada (GC), referente às grandes usinas, ressaltando que o Estado saltou da produção de energia solar restrita para 3,8 GW: “Das 10 maiores plantas de geração de energia solar no ranking nacional, cinco estão em MG, na nossa região. Saímos na frente, lideramos o setor e os aportes continuam a chegar, agora com mais uma planta de 662 MW (R$ 2 bilhões), em Várzea da Palma, inaugurada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, a terceira maior de MG e a quinta do Brasil. Milhares de empregos e renda, especialmente para os norte-mineiros.”

Uma das maiores plantas fotovoltaicas do mundo opera em Janaúba (1,2 GW), seguida de Jaíba (766 MW), além de duas em Pirapora (495 MW e 400 MW), informou o parlamentar.
Subestações e linhas de transmissão


O Estado avança, também, com os leilões de subestações de energia elétrica e linhas de transmissão (“linhões”), promovidos pelo Ministério de Minas Energia, através da Aneel: “Serão mais de R$ 9 bilhões em investimentos em Minas no ano de 2024.”

Resultado de planejamento e de cobranças de Gil Pereira, junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para melhoria da infraestrutura no Estado, como a primeira grande subestação construída, ligando Igaporã III / Janaúba / Presidente Juscelino.

“No dia 30 de junho de 2023, conseguimos outras quatro subestações importantes para MG, sendo mais uma em Janaúba e Jaíba, além de Buritizeiro e Presidente Juscelino. A Cemig poderá, assim, conectar suas subestações menores a estas grandes, leiloadas pelo governo federal, para lidar com o alegado fluxo reverso”, ressaltou o deputado Gil Pereira.

“Começam este ano as obras deste parque fotovoltaico gigante da multinacional espanhola Solatio (potência de 2,1 GW), trazendo impacto inédito de desenvolvimento para Buritizeiro e todo o Norte de Minas”, informou o deputado Gil Pereira, presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação/Solatio/Ilustrativa