Anel Rodoviário de Montes Claros: sonho que se torna realidade

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Anel Rodoviário de Montes Claros: sonho que se torna realidade

Antiga luta travada pelo deputado Gil Pereira, obras para conclusão do projeto deverão começar no final deste semestre

Reivindicação histórica regional em razão da insegurança para as pessoas que usam diariamente trechos dessas rodovias (135 e 251) e dos entraves provocados ao desenvolvimento econômico, a conclusão do Anel Rodoviário de Montes Claros se tornará realidade. Uma conquista não somente para os montes-clarenses, mas para todos os norte-mineiros, graças a antiga luta parlamentar travada pelo deputado Gil Pereira para conclusiva execução das obras do projeto, na interligação da BR-251 à BR-135.

“Momento para mim de grande satisfação, ao ver atendidos os meus apelos ao governador Romeu Zema e seu secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, que se comprometeram a intensificar as negociações para que a ECO 135, concessionária responsável pela BR, execute o projeto, sonho da população de Montes Claros, que é entroncamento rodoviário entre o Sudeste e o Nordeste”, declarou o deputado Gil Pereira, nesta sexta-feira (16/04/21), durante a visita de Romeu Zema a Montes Claros. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no final deste semestre.

Em Bocaiuva, o governador do Estado de MG anunciou o início da esperada duplicação da BR-135, que trará estratégicos benefícios econômicos e sociais para Montes Claros e região, com destaque para estudantes e trabalhadores, incluindo a geração de cerca de 1,3 mil empregos a partir deste ano, além de crescimento para o comércio, a indústria, o agronegócio e a agricultura familiar.

Fluxo de caminhões

“Foram diversas idas aos setores públicos responsáveis e cobranças através de requerimentos, desde 2007, período em que o projeto do Anel de Montes Claros enfrentou obstáculos variados”, lembrou Gil Pereira, ressaltando que todo o Norte de MG será beneficiado com melhores condições de tráfego, segurança e qualidade de vida, além dos reflexos positivos para o Estado e o país.

Também durante audiência conjunta promovida na Assembleia (04/04/19), pelas comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Gil Pereira cobrou a conclusão do Anel Rodoviário Montes Claros, além da redução do alto valor do pedágio na BR-135, considerando-o inadequado quando comparado a outras tarifas praticadas no Brasil.

O término do Anel de Montes Claros evitará transtornos e acidentes, pois, segundo o DER-MG, passam pelo local mais de 10 mil carros e caminhões por dia. Além de melhorar o trânsito, eliminará o fluxo de carretas e caminhões dentro da cidade e proporcionará a implantação de novos distritos industriais. “Trata-se de obra fundamental, pois servirá ao novo Distrito Industrial, onde está sendo implantada a Eurofarma, com 244 mil m², o maior empreendimento privado no país atualmente (R$ 680 milhões). Gerará 1.200 empregos na implantação e 600 empregos na operação da indústria, quando concluída”, destacou Gil Pereira.

Demanda

A demanda do Anel de Montes Claros foi reforçada nesta sexta-feira (16/04) através de ofício do deputado Gil Pereira, entregue ao secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, juntamente com o vereador Leãozinho e o ex-vereador Leão: “Precisamos solucionar o problema dos constantes acidentes na região do Antônio Olinto, Alto da Boa Vista, Santo Antônio 2, da Vila Sion e do Grande Delfino, pois a BR-135 cruza esses bairros e provoca enorme perigo para pedestres e motoristas: há escolas, hospital e pontos de ônibus nas redondezas”, alertou o vereador Leãozinho.

Ordem de início para duplicação da BR-135

O deputado Gil Pereira também acompanhou o governador Romeu Zema para darem ordem de início às obras de duplicação da BR-135, trecho Montes Claros–Bocaiuva. “A duplicação é antiga reivindicação regional e fator essencial para o nosso desenvolvimento, mas continuarei a lutar contra o alto preço do pedágio cobrado na rodovia”, afirmou Gil Pereira.

A duplicação abrange 136 quilômetros da BR-135, com investimento de R$ 442 milhões pela empresa que administra a estrada. O trecho que passa pelo município de Bocaiuva é um dos incluídos na obra. A BR-135 também passará por ampliação e pavimentação, com 55 quilômetros de faixas adicionais. Ao todo, a previsão é que seja investido R$ 1 bilhão até 2023.

Empregos

Com 363,95 quilômetros de extensão, a BR-135 começa nas proximidades de Curvelo e vai até Montes Claros, ligando o Centro ao Norte de Minas MG. “As obras devem gerar cerca de 1,3 mil empregos a partir deste ano. A expectativa é que pelo menos 11 cidades sejam beneficiadas diretamente com as intervenções, incluindo Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Francisco Dumont e Corinto”, informou o deputado Gil Pereira.

Além da duplicação, também será realizada a implantação de acostamento na LMG-754, entre Cordisburgo e Curvelo, totalizando 40,1 quilômetros. Em Bocaiuva, haverá a duplicação da rodovia, além de 1,14 quilômetro de marginais, cerca de 22 quilômetros de faixas adicionais, três passarelas, 12 interseções em nível e desnível, pontos de ônibus e melhorias de acesso.

Melhorias

As obras de melhorias da BR-135 começarão com a duplicação entre o km 668,8 (Curvelo) e o km 574,5 (Corinto), no trecho Sul. Posteriormente, será iniciada a intervenção entre o km 410 (Bocaiuva) e o km 367,6 (Montes Claros). A previsão é que o projeto seja concluído em 2023.

A região de Montes Claros e Bocaiuva também passará por obras de pavimentação, entre o km 367 e km 414. O mesmo será feito, na região de Bocaiuva e Joaquim Felício (km 414 ao 471). Já no lote Sul, serão do km 547 ao km 668, entre Augusto de Lima e Curvelo.

A rodovia é administrada pela ECO 135 desde julho de 2018. No período de 30 anos de concessão, estão previstos mais de R$ 2,2 bilhões em obras e R$ 1,5 bilhão em serviços operacionais.

Leite Novo

Outra importante demanda apresentada pelo deputado Gil Pereira ao governador Zema foi a inclusão imediata da região Norte no programa Leite Novo, criado pelo Governo de Minas Gerais.

“Neste momento de tantas dificuldades, sendo essencial a continuidade de programas de auxílio à nossa população, solicitei ao governador de MG e ao diretor-geral do Idene, Nilson Borges, a inclusão urgente do Norte de MG, no programa Leite Novo”, ressaltou o deputado Gil Pereira, referindo-se ao requerimento (RQ. 7.638/2021) por ele encaminhado, através da Presidência da Assembleia Legislativa.

Desde 2003, incluindo o período em que Gil Pereira foi secretário de Estado da Sedinor, até 2014, o programa Lei pela Vida, agora substituído por esta versão recém-lançada, proporcionou reforço alimentar a crianças nas escolas e famílias cadastradas, além do benefício aos produtores da agricultura familiar, com a compra do leite e sua distribuição à população vulnerável, promovendo desenvolvimento econômico e social, atendendo principalmente à região Norte, onde foi à época primeiro implantado.

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