Após apelo de Gil Pereira, Cemig desbloqueia pedidos para novas conexões de energia solar

Compartilhe!
Estamos no Google News
Após apelo de Gil Pereira, Cemig desbloqueia pedidos para novas conexões de energia solar

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) voltou a receber pedidos de ligação à sua rede de distribuição elétrica para as empresas que instalam sistemas de micro e minigeração de energia solar fotovoltaica, da geração distribuída (GD).

A notícia trouxe alívio ao setor, que vivia apreensão com a ameaça do fechamento de centenas de empresas e da perda de milhares de empregos no Estado, líder nacional isolado na geração desta energia limpa e renovável.

“Importante conquista para o nosso Estado. Depois de reuniões técnicas diárias, além de articulação com o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, a quem agradeço ter atendido minha solicitação, a empresa retomou a análise para liberação de novas ligações de micro e miniusinas (GD Solar) à sua rede”, ressaltou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, na Assembleia Legislativa.

Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, deputado Gil Pereira, e presidente da Cemig Distribuição, Marney Antunes, conversam durante o Minas Solar, no Sebrae MG, ladeados pelo diretor-adjunto de Relações Regulatórias e Institucionais, Alexandre Ramos Peixoto, e coordenador estadual da Absolar, Bruno Catta Preta

Políticas públicas de incentivo

Gil Pereira explicou que o impasse foi superado através de parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). “Estavam em jogo cerca 4 mil empregos e 400 empresas do setor, especialmente no Norte de MG e Vale do Jequitinhonha. São regiões que dependem de políticas públicas de incentivo para vencer, como temos alcançado, os obstáculos climáticos (seca) e socioeconômicos”, destacou o parlamentar.

“Assim, poderemos avançar na legislação, manutenção e geração de milhares de empregos, além da atração de vultosos investimentos e, consequentemente, em mais recursos revertidos para os municípios mineiros, nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, dentre outras”, observou o deputado Gil Pereira.

Cobrança de celeridade

No último dia 27/04/23, Gil Pereira participou do Minas Solar – Belo Horizonte, juntamente com o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Regional MG, Marcelo Souza e Silva, e o coordenador estadual da Absolar, Bruno Catta Preta.

“Apesar das dificuldades, a Cemig melhorou, é preciso reconhecer, com seus programas em curso, como o Minas Trifásico (modernização de 30 mil km de redes rurais) e o das 200 novas subestações elétricas. Porém, a demanda é muito grande”, ponderou Gil Pereira, durante seu pronunciamento.

Entretanto, o parlamentar revelou que diariamente recebia reclamações de representantes, integradores e empresas, a maior parte do setor da microgeração distribuída de energia solar (GD até 75 KW) e minigeração (de 75 KW a 5 MW), as quais encaminhava, pessoalmente, para a concessionária, cobrando celeridade nas conexões dos sistemas de painéis fotovoltaicos, em telhados e pequenos terrenos, à sua rede de distribuição.

Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, deputado Gil Pereira, e presidente da Cemig Distribuição, Marney Antunes, conversam durante o Minas Solar, no Sebrae MG, ladeados pelo diretor-adjunto de Relações Regulatórias e Institucionais, Alexandre Ramos Peixoto, e coordenador estadual da Absolar, Bruno Catta Preta

Reunião decisiva

Gil Pereira informou que se reuniu com o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, o diretor da Cemig Distribuição, Marney Antunes, dentre outros diretores e representantes da equipe técnica da concessionária, quando foi comunicada a decisão sobre o retorno das análises para conexões de micro e minigeração.

“Realizamos trabalho junto à Cemig para dar celeridade à micro e minigeração de energia fotovoltaica, com sistemas instalados nos telhados e terrenos das casas e do comércio, nas pequenas indústrias, entre outros estabelecimentos”, afirmou o deputado Gil Pereira.

Gil Pereira é o autor da Lei Estadual da Energia Solar Fotovoltaica, a primeira no país, que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as usinas até 5 MW, beneficiando sistemas de pequeno e médio portes.

MG

Minas Gerais lidera no país e superou a marca histórica de 5 GW em geração de energia solar fotovoltaica, somando a geração distribuída (telhados e pequenos terrenos) e a centralizada (grandes usinas). “Resultado do trabalho árduo que venho realizando há mais de uma década, período em que criei – e a Assembleia aprovou – as leis de incentivo e fomento à energia solar e a outras fontes limpas e renováveis”, frisou Gil Pereira.

“Estavam em jogo cerca 4 mil empregos e 400 empresas do setor, especialmente no Norte de MG e Vale do Jequitinhonha. São regiões que dependem de políticas públicas de incentivo para vencer, como temos alcançado, os obstáculos climáticos (seca) e socioeconômicos”, destacou Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, na Assembleia Legislativa