Assembleia celebra 50 anos da Codevasf por requerimento de Gil Pereira

Compartilhe!
Estamos no Google News
Assembleia celebra 50 anos da Codevasf por requerimento de Gil Pereira

“Seu trabalho tem contribuído para transformar a realidade de milhões de pessoas na Bacia do São Francisco”, ressaltou o parlamentar

A Assembleia Legislativa (ALMG) homenageou nesta quinta-feira (16/05/2024), em sessão no Plenário, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por seu cinquentenário, atendendo a requerimento (5.532/24) do deputado Gil Pereira, que descreve a importância da sua atuação: “Tem atuado para transformar a vida de milhões de pessoas, através de efetivos programas, inclusivos e integrados, com foco na produção sustentável e no acesso à água.”

“Comemoramos, ainda, o leilão do Projeto Hidroagrícola de Jequitaí, sonhado há décadas e que agora é realidade. Trará desenvolvimento e segurança hídrica ao Norte de Minas, com 23,7 mil hectares irrigados e 100 mil empregos diretos e indiretos”, informou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia.

A cerimônia teve a participação dos presidentes da Companhia, Marcelo Moreira, e do Parlamento Mineiro, Tadeu Martins Leite, além de prefeitos, vereadores, técnicos e autoridades estaduais e federais.

Projeto Jequitaí é realidade

Em dia histórico para o Norte de Minas, o Projeto Jequitaí foi arrematado (1º/03/24) pelo Grupo Fortaleza de Santa Teresinha – Agricultura e Pecuária, em leilão de concessão realizado pela Codevasf e pelos ministérios do Desenvolvimento Regional (MIDR) e de Minas e Energia (MME).

“Teremos, agora, os recursos para retomada e conclusão das obras, iniciadas em 2013, quando fui secretário de Estado da Sedinor-MG, na gestão do então governador Anastasia. Estimativa do total de investimentos é de R$ 1,5 bilhão e produção de 350 mil toneladas de alimentos, com programas voltados também aos pequenos agricultores”, declarou Gil Pereira.

Estruturante

A Barragem de Jequitaí (uso múltiplo) vai reforçar o abastecimento de água (segurança hídrica), possibilitar o ecoturismo, a recreação, a piscicultura e a preservação ambiental na região. Quando concluído, o projeto beneficiará a população de 19 municípios e seu entorno.

“Projeto estruturante e inovador de irrigação pública, por meio de concessão à iniciativa privada, que gerenciará por contrato cerca de 20 mil hectares para produção de agricultura irrigada, em troca da construção da barragem, que funcionará como reservatório correspondente a dois lagos do porte do Paranoá (Brasília), cerca de 700 milhões de m³ de água, beneficiando o Norte de Minas”, explicou o presidente Marcelo Moreira.

Empresa pública

A Codevasf é empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, de capital social pertencente à União e vinculada MIDR, cujo objetivo é “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

Através da 1ª Superintendência Regional, com sede em Montes Claros e jurisdição em Minas Gerais, atua na Bacia do Rio São Francisco, bem como nas dos rios Pardo, Jequitinhonha e Mucuri.

Também em MG, atua por intermédio da 16ª Superintendência Regional, sediada em Belo Horizonte, abrangendo, além de áreas das bacias dos rios São Francisco e Araguari, pequena porção de outras em território mineiro.

Rio São Francisco

A história da Codevasf está associada à importância do Rio São Francisco para o crescimento social e econômico brasileiro. Após atualizações da sua área de abrangência, a Lei nº 14.053/2020 incorporou à Codevasf as bacias federais dos rios Pardo, Jequitinhonha e Mucuri, bem como as bacias estaduais do rio Araguari, no Amapá, e do seu homônimo em MG.

Assim, a Companhia passou a atuar em 3.113.903,78 km², abarcando 36,59% do território nacional, 2.675 municípios, em quinze estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

“Há cinco décadas, a Codevasf tem atuado para transformar a vida de milhões de pessoas, através de efetivos programas, inclusivos e integrados, com foco na produção sustentável e no acesso à água”, declarou Gil Pereira, presidente da Comissão de Minas e Energia