Gil Pereira prestigia posse do procurador-geral de Justiça de MG, Jarbas Soares Júnior

Compartilhe!
Estamos no Google News

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, nesta segunda-feira (12/12/22), no Palácio das Artes, Jarbas Soares Júnior tomou posse no cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2023/2024. O Coral Lírico de Minas Gerais e o músico Edson Franco receberam familiares, amigos do empossando, além de integrantes do Ministério Público (MPMG) e várias autoridades governamentais.

“Participei com grande satisfação da posse do atuante procurador-geral Jarbas Soares Júnior, presidida pelo governador do Estado, Romeu Zema, e ao lado do amigo e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Amigo do Norte de Minas, é natural da nossa Montes Claros e atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito”, ressaltou o deputado Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa.

Recondução

Jarbas Soares Júnior foi reconduzido ao cargo para os próximos dois anos, após ser o candidato mais votado na lista tríplice, em eleição interna do Ministério Público Estadual (MPMG). Ingressou na instituição em 1990, tendo sido promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2005/2006 e 2007/2008, além de 2021/2022.

Na cerimônia, iniciou seu pronunciamento destacando que foi, por quatro vezes, eleito à lista tríplice pelos membros do MPMG e nomeado pelo governador do Estado para exercer o cargo de procurador-geral de Justiça de MG. Ressaltou a importância da democracia para a vida em sociedade, por ser instrumento de garantia de direitos e fortalecimento da Justiça.

Com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e sua esposa, Cristiana Nepomuceno

Democracia

“A nossa instituição, ao lado do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, é um dos pilares da democracia. Não podemos fugir das balizas do Estado de Direito”, afirmou Jarbas Soares Júnior.

Agradeceu a presença das autoridades, dos colegas, familiares e amigos, reafirmando que o Ministério Público seguirá na sua missão de defender os direitos fundamentais, de proteger os direitos humanos, o meio ambiente, os direitos das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência.

Desafios

“Seguirá combatendo o racismo e o preconceito, a violência contra a mulher. Zelará pelo patrimônio público e pelo patrimônio cultural. Somos a voz dos fracos, dos desvalidos. Somos o Estado no Processo Penal, o fiscal dos direitos civis, o equilíbrio nas relações de consumo, a voz das minorias na democracia quando violadas”, declarou o procurador-geral de Justiça.

O governador Romeu Zema ressaltou que estar à frente de um órgão ou instituição pública é uma grande responsabilidade, mas também a chance de transformar o trabalho em soluções para os problemas da população: “Novos desafios irão se impor, mas com experiência e trabalho, temos a esperança de juntos, governo do Estado e MPMG, promovermos melhorias ainda mais representativas para os mineiros”.

Com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema
Com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Com o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, e o vice-governador do Estado, professor Mateus Simões
Com o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza
Governador Romeu Zema empossa o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior. Foto: MPMG
Procurador de Justiça, Jarbas Soares Júnior, faz seu pronunciamento. Foto: MPMG
Procurador Jarbas Soares Júnior, ladeado pelo governador Romeu Zema e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dentre outras autoridades. Foto: MPMG
O Estado de Minas Gerais foi exaltado durante toda a solenidade de posse, com participação também da plateia. Foto: MPMG
Mesa de honra foi composta por representantes do poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de vários convidados