“Mais empregos, renda, desenvolvimento socioeconômico e 142 MW em energia limpa”, apontou o parlamentar
O deputado Gil Pereira participou (19/11/2024), em Belo Horizonte, de reunião em que a empresa norueguesa Scatec, especializada em desenvolver projetos de energia renovável, confirmou investimento inicial de R$350 milhões no município de Pintópolis, no Norte de Minas, para construção de uma planta de energia solar fotovoltaica.
“Com alegria participei deste encontro ao lado do prefeito de Pintópolis, Ley Lopes, do prefeito eleito, Tinda, do governador Romeu Zema, e do secretário da Sede-MG, Fernando Passalio, aos quais agradeço o reconhecimento ao meu trabalho a favor do setor solar mineiro”, declarou Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa (ALMG).
E prosseguiu: “Potência (142 MW) que se somará ao recorde de 10 GW em geração solar de Minas Gerais, de onde partiu a revolução fotovoltaica que se espalhou pelo Brasil. Atualmente, somos responsáveis por mais de 20% de toda a energia fotovoltaica produzida no país. Serão criados 500 empregos diretos durante a construção desta usina”, destacou Gil Pereira. A previsão é que as operações comerciais da Scatec na região sejam iniciadas no fim de 2025.
Fortalecimento das relações
Além do anúncio do investimento da Scatec, o encontro foi marcado pela assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o governo estadual e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Noruega (BNCC). O objetivo é fortalecer as relações comerciais e empresariais entre o Estado e a Noruega.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, enfatizou a importância das parcerias internacionais na construção de uma matriz energética diversificada e sustentável, rumo à transição para a economia de baixo carbono.
Segundo a Scatec, esta parceria não apenas expande seu portfólio no país, mas também reforça seu compromisso com a transição para a economia de baixo carbono. O CEO da empresa, Terje Pilskog, destaca a “importância estratégica deste novo projeto, que eleva a capacidade total da empresa no Brasil para 835 MW. Além disso, a entrada no Sudeste diversifica e fortalece ainda mais a posição da empresa no país”, detalhou o líder global da multinacional norueguesa.
Mais benefícios
O deputado Gil Pereira informou que a população de Pintópolis já está sendo beneficiada por importantes obras de infraestrutura, graças a lutas antigas do seu mandato parlamentar: “Dentre as principais ações, destaco o asfaltamento das rodovias MG-402 e MG-202, no trecho que ligará Pintópolis a Urucuia, e a construção da ponte sobre o ‘Velho Chico’, que conectará à cidade São Francisco, na margem oposta do rio. Vamos juntos continuar o trabalho pelo desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirmou Gil Pereira.