“Idene-MG dá mais um passo rumo à implementação do Programa Leite de Minas”, comemora Gil Pereira

Compartilhe!
Estamos no Google News
“Idene-MG dá mais um passo rumo à implementação do Programa Leite de Minas”, comemora Gil Pereira

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene-MG) publicou nesta quarta-feira (25/01) o resultado definitivo do credenciamento das entidades que pretendem participar da distribuição gratuita de leite integral bovino pasteurizado através do programa-piloto Leite de Minas.

Ao todo, foram habilitadas 515 entidades socioassistenciais, sem fins lucrativos e congêneres de natureza pública ou privada, em 178 municípios das regiões Norte e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, área de atuação do Idene-MG.

O deputado estadual Gil Pereira, autor de requerimento pela volta do programa, comemorou a realização de mais uma etapa em direção à retomada: “A distribuição gratuita de leite em nossa região, agora através do programa Leite de Minas, é uma das lutas de minha atuação parlamentar na Assembleia Legislativa. Parabenizo o Governo de Minas e o Idene-MG pela decisão que terá impacto positivo no combate à fome”.

O programa marcou a vida de grande número de famílias da região, proporcionando reforço alimentar às crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social

No período em que o deputado esteve à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), o então chamado programa Leite pela Vida beneficiou milhares de pessoas na região. “Chegamos a distribuir mais de 150 mil litros de leite por dia para alimentar as famílias em vulnerabilidade social”, recorda Gil Pereira.

De acordo com o Governo de Minas, o retorno se dará sob a forma de programa-piloto, e, portanto, a inscrição da entidade no chamamento gera apenas expectativa de direito, cabendo ao Idene/MG decidir sobre a sua ativação no recebimento do leite, respeitando a quantidade prevista para cada região administrativa da Autarquia.

Apesar disso, a expectativa é que em breve as famílias tenham acesso gratuito ao leite através do programa, nos municípios habilitados onde haja disponibilidade logística e geográfica para a distribuição do alimento.

FORNECEDORES

O deputado Gil Pereira destacou que um dos objetivos do programa é o incentivo para que agricultores familiares da região participem da cadeia produtiva do leite. “A expectativa é que um novo edital seja publicado nos próximos meses, desta vez para contratar os fornecedores do programa, o que irá gerar estímulo ao setor produtivo local renda para a agricultura familiar”.

Antes de lançar o edital, o Governo de Minas Gerais realizou no último mês de uma consulta pública junto a laticínios, cooperativas e associações de produtores de leite bovino, em busca de informações sobre serviços de captação, pasteurização, envasamento, transporte e entrega de leite pasteurizado integral.