Lei de Gil Pereira incentiva redução do consumo de água em Minas Gerais

Compartilhe!
Estamos no Google News
Lei de Gil Pereira incentiva redução do consumo de água em Minas Gerais

Norma também prorroga o prazo de execução do Fundo de Recuperação e Proteção das Bacias Hidrográficas (Fhidro-MG) até 31 de março de 2024



Incentivar a redução do consumo de água no Estado, com foco no estímulo ao consumo consciente e combate ao desperdício, sensibilizando toda a sociedade para a importância da proteção desse recurso natural vital à sobrevivência de todos. Esse é o objetivo da Lei 24.273, de 2023, sancionada pelo governador Romeu Zema e publicada no Diário Oficial (31/03/23).

A Lei teve origem no Projeto de Lei (PL) 529/15, de autoria do deputado Gil Pereira (PSD), que foi aprovado, em 2º turno, pelo Plenário da Assembleia Legislativa, no último dia 16 de março. “A crescente crise climática, hídrica e energética que assola o mundo exige o efetivo compromisso e a nossa ação contra o desperdício e a favor da proteção da água, sinônimo de vida, que nos impulsiona como pessoas e movimenta a sociedade”, destacou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa.

E reforçou o seu alerta:

“Nossas escolhas atuais definirão também o nosso legado para as próximas gerações, em busca de um futuro melhor e mais sustentável. A preservação e o acesso à água sempre nortearam o meu trabalho, em projetos de pequenas, médias e grandes barragens, como a de Irapé e Viamão, em Mato Verde, dentre outros a serem concluídos, incluindo o de Jequitaí, sonho que conseguiremos concretizar juntos”

ressaltou o deputado Gil Pereira.

Ações para uso racional e consciente

O texto sancionado acrescenta artigo à Lei 23.491, de 2019, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Uso Racional da Água, a fim de estimular a redução do consumo de água pela população.

Assim, o Governo do Estado poderá adotar várias medidas, especialmente durante a semana estadual, dentre as quais a realização de campanhas publicitárias de cunho educativo sobre o consumo consciente da água; e a inclusão de atividades educativas e informativas na rede pública de ensino – extensível à rede municipal, por meio de convênio.

E ainda: a celebração de parcerias com municípios ou outros entes públicos ou privados para promover ações sobre a necessidade de redução do consumo de água; estimular o reaproveitamento das águas servidas, pela população, por meio de orientação e apoio técnico acerca das possibilidades de seu uso; estimular a instalação de sistemas de captação, armazenamento e uso de águas pluviais, por meio de orientação e apoio técnico à população em geral.

Fhidro: financiamento ampliado

A Lei sancionada também prorroga o prazo de execução do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro), até 31 de março de 2024. Além de prorrogar o seu prazo, a emenda revoga o artigo 91 da Lei 22.796, de 2017, ampliando a possibilidade de concessão de financiamento com recursos do Fhidro até esta nova data, sendo facultado ao Poder Executivo propor sua prorrogação, com base em avaliação de desempenho deste fundo.

O objetivo do Fhidro é garantir suporte financeiro a programas, projetos e ações que promovam a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos, quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos, inclusive os ligados à prevenção de inundações e ao controle da erosão do solo, em consonância com as Leis Federais 6.938/1981 e 9.433/1997, e com a Lei Estadual 13.199/1999.

Nesta quarta-feira (05/04/23), em Brasília, o deputado Gil Pereira reuniu-se com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes, quando destacou a importância do Projeto Jequitaí para o Estado, especialmente o Norte de Minas: “Ao cobrar o reinício das obras, ouvi do ministro que está empenhado em garantir celeridade à sua retomada e conclusão.”

Siga-nos!

Acompanhe no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Acompanhe no Youtube