Regularização fundiária viabiliza mais empregos e desenvolvimento para o Alto Rio Pardo

Compartilhe!
Estamos no Google News

Empregos, renda, energia limpa, investimentos e recursos que as prefeituras aplicam em saúde, educação, asfalto e outros serviços

Em março de 2021, no Ministério Público Estadual, quando foi criado o grupo institucional de trabalho para resolver a questão fundiária em 11 municípios norte-mineiros.

O deputado Gil Pereira acompanha nesta quinta-feira (10/02/22) o governador Romeu Zema, durante agenda no município de Rio Pardo de Minas, para entrega de 331 Títulos de Regularização Fundiária Rural. Ao lado de Gil Pereira e também do prefeito Tuquinha, Romeu Zema coordenará o evento, às 10h30, na Praça Dr José Cantídio de Freitas (Praça do Mercado), S/Nº, no Centro.

Trata-se de ação histórica para o desenvolvimento da região do Alto Rio Pardo, que atende a antiga cobrança do deputado Gil Pereira, através do Acordo de Regularização Fundiária Rural firmado, no âmbito da “Operação Grilo”, beneficiando 11 municípios norte-mineiros, que há mais de 10 anos enfrentam pendências relacionadas a este setor, como consequência, gerando entraves para o desenvolvimento regional.

Serão atendidos os municípios de Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Taiobeiras, Salinas, São João do Paraíso, Ninheira, Vargem Grande do Rio Pardo, Indaiabira, Fruta de Leite, além de Monte Azul, onde serão destravados investimentos bilionários na área de energias renováveis.

Articulação

É resultado de reunião articulada pelo deputado Gil Pereira, em março de 2021, com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares, a secretária de Estado de Agricultura (Seapa-MG), Ana Maria Valentini, coordenador estadual do Cimos, Paulo César Vicente de Lima, promotores e procuradores, quando foi criado grupo institucional de trabalho, para construção e homologação do presente acordo fundiário, que teve também participação do Tribunal de Justiça de MG.

Segurança jurídica e investimentos

“Começam a ser beneficiados 11 municípios norte-mineiros, que há mais de uma década enfrentam pendências jurídicas no setor, gerando entraves regionais, período em que trabalhei com afinco para concretização do acordo. Em março de 2021, em reunião por mim solicitada, foi criado grupo institucional encarregado de resolver os litígios e trazer de volta, a partir da segurança jurídica na região do Alto Rio Pardo, condições para os investimentos bilionários previstos em energias renováveis, dentre outros”, explicou Gil Pereira.

Eólica e solar

“Destaco o megaprojeto da empresa Sowitec, que prevê investimentos da ordem de R$ 5,2 bilhões para geração de energia renovável (fontes eólica e solar). O projeto, denominado ‘Complexo de Geração de Energias Gameleiras’, será instalado em Monte Azul, Espinosa, Santo Antônio do Retiro, Rio Pardo de Minas e Mato Verde”, informou Gil Pereira.

A capacidade estimada de potência das primeiras fases deste empreendimento é de 600 MW, no eólico, e de 520 MWp, no solar. Nas etapas subsequentes, as capacidades deverão saltar para 1.400 MW, no eólico, e 780 MWp, no solar, aproximadamente.

Montes Claros

Nesta sexta-feira (11/02/22), o deputado Gil Pereira também acompanha o governador Romeu Zema em agenda na cidade de Montes Claros: 11h, visita ao Hospital Aroldo Tourinho (Av. João XXIII, 1.207 – Edgar Pereira), e 15h, visita ao canteiro de obras da Eurofarma.

Governador Romeu Zema, procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares, e deputado Gil Pereira