Projeto de lei de Gil Pereira cria semana estadual parareconhecimento dos legados por elas deixados à sociedade
Apesar das barreiras culturais e sociais alimentadas pelo machismo, muitas mulheres desafiam padrões e mudam a história. Porém, nem sempre são lembradas por seus feitos.
Para não deixar essas trajetórias caírem no esquecimento, tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 3.077/2024, de autoria do deputado Gil Pereira, que propõe a criação da “Semana de Valorização das Mulheres que Fizeram História”, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de março, em Minas Gerais. O projeto de lei foi colocado em consulta pública, no prazo de 30 dias, até o dia 14/04/2025.

Atividades educativas
Como a ideia é começar cedo, um dos focos do projeto de lei é a promoção de atividades educativas e culturais desde a educação básica, como destaca o deputado Gil Pereira (PSD-MG), autor da proposição: “Queremos começar pelas escolas estaduais e, depois, verificar a sensibilidade e a disponibilidade dos prefeitos, em relação ao engajamento das escolas municipais, para educar as crianças e os jovens sempre valorizando e respeitando as mulheres, que merecem todas o aplauso da sociedade.”
Palestras, seminários e debates; exposições de trabalhos, murais e projetos realizados sobre mulheres que marcaram a história; exibições de filmes, documentários e vídeos que abordem o trabalho de mulheres notáveis; e oficinas temáticas, além apresentações artísticas e teatrais que destaquem a importância das mulheres na sociedade, são exemplos de atividades propostas, dentre outras.
Contribuição histórica
Dentre os principais objetivos da iniciativa, destaca-se reconhecer e valorizar a contribuição histórica e atual de mulheres em diversas áreas do conhecimento e da sociedade. “É celebrar o papel essencial dessas mulheres notáveis na construção da sociedade, valorizando suas contribuições em diversas áreas do conhecimento e setores da vida social, cultural, política, científica, esportiva e artística, dentre outras”, ressaltou Gil Pereira.
Essas ações colaboram para fortalecer o reconhecimento e a compreensão da relevância do papel das mulheres, tanto no passado quanto no presente, promovendo uma cultura de respeito, igualdade e valorização da diversidade de gênero.
Consulta pública
“É essencial, portanto, que o poder público promova ações afirmativas que incentivem o reconhecimento das mulheres, tanto àquelas que marcaram a história de nossa sociedade quanto às figuras locais que muitas vezes passam despercebidas, mas que possuem uma contribuição inestimável para a construção de nossas comunidades”, justifica o texto da proposta.
O projeto de lei foi colocado em consulta pública, no prazo de 30 dias, até o dia 14/04/2025. Clique e participe: após fazer o seu cadastro ou login no Portal da Assembleia (www.almg.gov.br), acesse a aba “Participação”, “Consulta Pública” e “Opine”. O cidadão pode opinar se é a favor ou contra a proposta, deixar comentários, avaliar comentários de outras pessoas e compartilhar o projeto.