O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, no último dia 26/11/15, o jornalista Theodomiro Paulino pelos 50 anos de atuação profissional. A Reunião Especial contou com a presença dos deputados Gil Pereira (PP), autor do requerimento para a homenagem, e Gustavo Corrêa (DEM), que representou o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB). Também prestigiaram o jornalista: o ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP); o ex-presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PP); e o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG).
Colunista de Montes Claros (Norte de Minas), Theodomiro Paulino iniciou sua carreira no Diário de Montes Claros. Escreveu em muitos jornais e revistas da região e participou de programas de televisão. Em Belo Horizonte, já contribuiu com os extintos Diário de Minas e Jornal de Minas, além do Hoje em Dia.
ENCONTRO
Gil Pereira relatou passagens do trabalho de Theodomiro Paulino, lembrando o título de “Príncipe do Colunismo Social” que recebeu de Ibrahim Sued, um dos mais conhecidos do Brasil. O deputado também elogiou a capacidade de articulação do colunista. “Fez da sua cidade um ponto de encontro de brasileiros de todos as nuances: presidentes, empresários, religiosos, governadores, prefeitos, doutores, parlamentares, artistas de todos os tons e cores”, pontuou.
Gustavo Corrêa agradeceu pelas alegrias que teve em eventos promovidos pelo homenageado em Montes Claros. No discurso lido por Corrêa em Plenário, o presidente Adalclever Lopes elogiou a trajetória do jornalista, lembrando que já mereceu inclusive Medalha do Mérito Legislativo.
Os senadores mineiros Aécio Neves e Antonio Anastasia, ambos do PSDB, enviaram mensagens de congratulações, que foram lidas no Plenário. Aécio lembrou a amizade com Theodomiro Paulino e ressaltou o seu trabalho. “A vida cultural, social e política em Minas Gerais, nos últimos 50 anos, tem estado sempre em destaque em sua coluna, referência para quem busca informação de qualidade”, afirmou.
SELO POSTAL
Anastasia também elogiou o colunista, a quem definiu como uma das riquezas do Norte de Minas. “Seu estilo sofisticado e vívida personalidade fazem de seu nome emblema da resistência cultural e social de nosso Estado”, completou.
Além da placa alusiva à homenagem, o jornalista também foi agraciado com selo postal personalizado, estampado com imagem do seu rosto. O selo foi obliterado com carimbo datador, pelo gerente institucional dos Correios do Norte de Minas, Evaldo Jener de Fátima. Trata-se de ritual no qual se carimba o selo a ser conservado no museu dos Correios, também oficializando a circulação do selo postal.
Emocionado com a homenagem, Theodomiro Paulino agradeceu a presença de todos. Em seu discurso, cobrou mais atenção dos governos para o Norte do Estado. Ressaltou a necessidade da construção de barragens para armazenar água e reduzir o impacto da seca na região. “Desde que comecei a escrever, adotei, como trincheira, defender o Norte de Minas e Montes Claros, que é seu polo, sua capital”, disse ele, ao justificar a reivindicação.